Estacionamento solar: conheça os benefícios e comece a economizar energia

Estacionamento solar – Você que acompanha nossas matérias já deve ter visto por aqui várias histórias de pessoas que desfrutam dos benefícios da energia solar fotovoltaica em casa, não é mesmo? E o mais impressionante é que todas elas observaram em poucos meses uma boa redução nos gastos da conta de luz e estão super satisfeitas com o investimento realizado.

Agora muitas empresas também estão buscando utilizar a energia solar fotovoltaica em seus negócios. Um dos setores que tem despontado, por exemplo, são os estacionamentos (de supermercados, shoppings, concessionárias, lojas e até mesmo em casa e sítios). Inclusive você já deve ter observado muitos por aí, mas já parou para pensar em todas as vantagens que a implementação dessa estrutura pode proporcionar?

Estacionamento solar em sítio de Minas Gerais
Estacionamento solar no sítio do empresário Ricardo Pereira em Santo Antônio do Monte (MG).

De acordo com o empresário Ricardo Pereira Júnior, proprietário da pizzaria “Casa da Pizza”, em Santo Antônio do Monte (Minas Gerais), economia e sustentabilidade são apenas dois dos grandes benefícios. Em setembro de 2017, Ricardo contratou os serviços da Solsist Energia e realizou dois bons investimentos solares. Em seu sítio na região foi construído um estacionamento solar com 30 painéis fotovoltaicos e em sua pizzaria uma instalação na cobertura da obra com a mesma quantidade de painéis.

Como o gasto energético no sítio é sempre muito baixo, a energia que é gerada pelo estacionamento, além de ser compensada na localidade é também compensada na pizzaria do empresário. Somando esse fator mais a própria instalação fotovoltaica da empresa, Ricardo já teve uma redução surpreendente na conta de luz da “Casa da Pizza”. “Antes do projeto a conta da pizzaria girava em torno de 1.700 a 2.000 reais. Agora, em janeiro de 2018, a conta da empresa foi de 90 reais. Estou muito satisfeito com o retorno obtido e acredito que o resultado veio em um prazo até muito rápido. É um investimento que vale muito a pena e que recomendo a todos. Principalmente o trabalho da Solsist Energia. Uma equipe extremamente competente com um atendimento 100%”, comemora.

No empreendimento de Ricardo, "Casa da Pizza", foram instalados 30 painéis fotovoltaicos.
No empreendimento de Ricardo, “Casa da Pizza”, foram instalados 30 painéis fotovoltaicos.

Com economia e sustentabilidade garantidos, para os próximos meses o empresário pretende fazer uma boa divulgação do investimento que fez em energia solar em seu estabelecimento, pois acha importante que os clientes saibam que a pizzaria gera sua própria energia e ao mesmo tempo está preocupada com as questões ambientais do nosso planeta. “É uma causa nobre não só para a imagem da empresa, mas para a região. Pois assim estarei divulgando e disseminando os benefícios da energia solar para todos”, pondera.

Vantagens do estacionamento solar em empresas

Muito além da economia com energia elétrica no final do mês e da sustentabilidade, utilizar os painéis solares em estacionamentos de empresas acarreta em diversos outros fatores. Acompanhe com a gente!

Oferta de novos serviços

Com a concorrência acirrada no mercado oferecer um novo serviço ao cliente é sempre um diferencial. Quando se trata de uma novidade como um estacionamento solar a curiosidade então fala mais alto. A energia solar gerada pelas placas do estacionamento pode ser utilizada em vários serviços prestados pelo estabelecimento. Na era da tecnologia e com o avanço dos carros elétricos, poder carregar a bateria do veículo em quanto faz as compras, por exemplo… Praticidade e economia em um só tempo.

Saúde e bem-estar

Quem gosta de ficar horas e horas rodando no sol atrás de um estacionamento. Ninguém, não é verdade? Além de cansativo, essa maratona pode causar sérios riscos à saúde. Por isso, estacionamentos que oferecem uma cobertura solar são sempre um ótimo atrativo. Assim, as chances de um cliente satisfeito voltar ao invés de procurar concorrentes é muito maior. Além de favorecer o freguês, o sistema fotovoltaico gera energia elétrica, que pode ser usada no local, diminuindo ainda mais os gastos e aumentando o lucro.

Conheça novos e grandes projetos de estacionamentos solares 

aba-cases-singlepost-carport-1-1-768x512Projeto Carport – Sunew

A Sunew segue investindo no “mercado verde”. Dessa vez, a startup está produzindo juntamente com a CSEM Brasil e em parceria com a multinacional de energia AES, painéis orgânicos para captar energia solar que pode ser usada para recarregar os veículos no estacionamento .De acordo com o executivo da Sunew, Tiago Alves, a eletrificação do transporte  é uma grande tendência da sustentabilidade. Para os carros elétricos conquistarem seu espaço na cidade, é necessário haver uma infraestrutura para recarregá-los.

Os estacionamentos solares orgânicos (OPV – Organic Photovoltaic) da Sunew trazem mais praticidade, menor custo e mais possibilidades de design. Como as tecnologias tradicionais possuem um material muito pesado – cerca de 20kg por m² – a estrutura de um estacionamento com painéis tradicionais precisa ser muito mais robusta, aumentando os custos de produção, e instalação e dificultando sua popularização.

Já o OPV pesa apenas 400g/m², além de ser flexível e transparente, abrindo espaço para um design futurista e atrativo. Tudo isso com uma produção que utiliza materiais orgânicos a baixas temperaturas. O que caracteriza os painéis de OPV como a energia solar com menor impacto ambiental existente. “Um Carport vai gerar energia com muito mais facilidade de instalação. Nosso target é um estacionamento futurístico, barato e prático – que você poderia comprar, por exemplo, na Leroy Merlin. Levar para a casa e instalar onde desejasse.”, esclarece Rodrigo Vilaça, líder do projeto no CSEM Brasil.

estacionamento-com-placas-solaresEstacionamento solar UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui um estacionamento com 441 painéis solares fotovoltaicos. Eles são capazes de produzir 140 mil kWh anualmente. O espaço com 651,64 m² e tem capacidade para 65 carros. A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é suficiente para abastecer cerca de 70 casas. Desde que tenham consumo médio mensal de 167 kWh. O projeto foi desenvolvido pelo Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Inaugurado em 2015 o custo ficou em R$ 1,6 milhão. Atualmente, o estacionamento é responsável por alimentar a rede Light e distribui energia para todo campus da UFRJ.

Estacionamentofoto_sterbom solar SterBom (fábrica de sorvetes)

Localizada no Rio Grande do Norte, no Distrito Industrial de Parnamirim. A fábrica de sorvete e água mineral SterBom, tem um estacionamento com 1.134 placas solares. Ele cobre uma área de aproximadamente 1.884 m². A potência total instalada fica em torno de 306,18 Wp. O estacionamento da fábrica suporta até 150 carros. Além desse espaço, existe uma outra parte da empresa que faz uso dessa tecnologia. Somando os 2.871 m², são 1.728 painéis fotovoltaicos, com potência de 475,2 kWp, com energia suficiente para abastecer cerca de 300 casas populares. O investimento custou R$ 3 milhões.

Bom, agora que você conhece os principais benefícios de se investir em estacionamentos solares e também a história do empresário Ricardo Pereira, assim como as citadas acima. Não está na hora de fazer um projeto na área? Entre em contato com a gente. Seja para sua residência ou empresa, temos o melhor serviço e orçamento para oferecer!!!